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Mini Glossário de Service Thinking12/04/2014
Abaixo reuni algumas das principais palavras do universo de Service Thinking e suas significações  bem como suas fontes.
fiquem a vontade para comentar. 

- Serviço-  Podemos definir serviços de várias maneiras, mas sempre haverá uma constante. Um serviço nos oferece um Benefício...Nós falamos sobre bens e serviços todos os dias. Contudo bens e serviços são referenciados como produtos. Se compararmos produtos com serviços, são principalmente as diferenças que propiciam o que um serviço encobre. Produtos são tangíveis. Eles são desenhados e produzidos para consumo. Serviços são intangíveis. Eles são produzidos “over time”, onde a sua produção e aquisição são feitos ao mesmo tempo. -- Innovation is served – produzido pela  agência 31 Voltz em 2009,  http://www.31v.nl/english/    
 
Rede de valor que proporciona experiência para quem decide utilizar para sua vida. Impalpável, intangível, inestocável, os serviços são parte integrante da experiência de vida, do legado dos usuários; -- João Batista Ferreira – Service Thinker -  www.eiselab.com.br

Todo serviço ocorre através de uma interação entre o provedor e o(s) seu(s) usuário(s). É necessário a participação dos usuários na entrega do valor de um serviço. Isto explica o fato de a utilização de um serviço ser uma experiência para ambos participantes. Uma boa filosofia é que o serviço seja desejado e mesmo recomendado pelos usuários e sustentável para o provedor. Assim se estabelece que o foco de desenvolvimento de serviços é no usuário deste serviço. Isto traz um foco antropomórfico ao serviço que o torna "desejável" pelo usuário. Muitas vezes não é isto que ocorre. vemos muitos serviços construidos com foco no provedor, o que torna a experiência do usuário ruim e muitas vezes dolorosa. O exemplo mais vivo são os serviços de Help desk  e atendimento a usuários de grandes corporações que angariam reclamações e mais reclamações de demora, falta de entendimento, URA s ( unidades de Resposta Audível) com vários níveis, falta de enpatia dos atendentes, etc.  
inspirado em -- This is Service Design Thinking  - - Marc Stickdorn e Jakob Schneider-- http://thisisservicedesignthinking.com/

 
- Componentes de Serviços – os serviços são compostos por PPPP – Pessoas, Processos, Produtos(Tecnologia) e Parceiros – Service Design – Produzido pelo TSO como parte do Framework ITIL® -   http://www.itil-officialsite.com/
 
Service Thinking – É sobre redefinir valor – Possui três fases: Explorar oportunidades; Criação de conceitos; Captura de resultados Service Thinking in Practice – apresentação por agência 31voltz http://pt.slideshare.net/31volts/service-thinking-in-practice 
 
O esforço para criar e ordenar uma nova perspectiva de serviços com objetivo de criar impactos positivos a todos interessados, sob uma perspectiva humana e sustentável em todos os aspectos”. – O que é Service Thinking, por Pier Roberto Riboni em http://www.dexacon.com.br/Visualizar_Post/4/O_que_%C3%A9_Service_Thinking
 
Design de Serviços: humanização do serviço apoiado na rede neural de Empatia, Colaboração e Experiência aplicado ao projeto, com sustentabilidade --  João Batista Ferreira – Service Thinker -  www.eiselab.com.br
É a disciplina de Design envolvida na aplicação de métodos de Design para criar serviços novos ou otimizar serviços existentes. -- Innovation is served – produzido pela  agência 31 Voltz em 2009,  http://www.31v.nl/english/     
 
5 princípios de Service Desing –
•   Centrado no Usuário – os serviços devem ser experiências através dos olhos dos usuários
•   Co-Creativo – Todas partes interessadas (stakeholders) no processo de desenho do serviço
•   Sequenciação -  o Serviço deve ser visualizado como uma sequência  de ações inter-relacionadas  
•   Evidenciação – Serviços Intangiveis devem ser visualizados em termos de artefatos físicos
•    Holistico – O ambiente inteiro do serviço deve ser considerado.
-- This is Service Design Thinking  - - Marc Stickdorn e Jakob Schneider-- http://thisisservicedesignthinking.com/
 
-Fases do Service Design –
•  Exploração – Reconhecimento do cenário do provedor de serviços e dos usuários, estabelecendo claramente o problema ou questão a ser resolvido.
•  Criação -  estágio de geração de soluções para as questões
•   Reflexão – fase de teste das ideias utilizando protótipos dos serviços 
•   Implementação – implementação de um novo serviço com a utilização do processo de mudança.
•   Inovação em Serviço - adição de valor aos serviços centrado nos valores universais da percepção pela espécie humana
-- This is Service Design Thinking  - - Marc Stickdorn e Jakob Schneider-- http://thisisservicedesignthinking.com/
 
 
Sistema de Serviços – os atores envolvidos na criação, desenvolvimento e entrega do serviço com seus papéis e recursos   -- (2004) Daniela Sangiorgi, Il Design dei Servizi Come Design dei Sistemi di Attività: la Teoria dell’Attività Applicata alla Progettazione dei Servizi - Politecnico di Milano   

Um SS é uma configuração ou justaposição coerente de pessoas, tecnologias, processos e relacionamentos com outros sistemas de serviços    
Esses componentes são organizados e regrados por um conjunto de proposições de valor que são estruturados para atender as necessidades dos clientes e usuários. 
Um sistema de serviços então é influenciado pelo ambiente em que o provedor de serviços opera, pela cultura dos envolvidos na produção e pelo consumo de serviços e todas as características do próprio serviço em si.  --  Dexacon Service System - http://www.dexacon.com.br/Sistemas_De_Servi%C3%A7o
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Autor: Pier Riboni
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